Contatos

Etapas de um Projeto Arquitetônico

 
   Minha experiência tem mostrado que um Projeto de Arquitetura que respeita suas etapas diminui muito as “surpresas” que teimam em surgir durante a obra. Um projeto bem desenvolvido deixa uma margem muito pequena para as chamadas "modificações de última hora", pois durante o processo foram percorridas as melhores soluções possíveis. As Etapas de um Projeto possibilitam o amadurecimento por parte de todos os envolvidos em relação a idéia que se pretende realizar, são elas:
 
 
   ESTUDO PRELIMINAR.
   Consiste no levantamento de informações iniciais (subjetivas e objetivas)  para verificação da viabilidade e consequente elaboração e apresentação de uma primeira proposta contendo: implantação, planta baixa, cortes, elevações e maquete volumétrica.

 

   Material apresentado: desenhos impressos em papel sulfite, em escalas adequadas. Maquete volumétrica confeccionada com diversos materiais em escala que possibilite o entendimento da proposta.

 

      
   PROJETO LEGAL.
   Resume-se na elaboração e entrega de projeto (já aprovado pelos clientes) no formato exigido pela Secretaria de Obras do município onde o projeto será executado.

 

     

   PROJETO ESTRUTURAL.

   Desenvolvido por um Engenheiro, de acordo com o sistema construtivo adotado, o projeto estrutural consiste na elaboração e no dimensionamento da fundação, dos pilares, das vigas, lajes e escadas, apresentados inicialmente através do projeto arquitetônico.

 

   Material apresentado: desenhos impressos em papel sulfite em escalas que possibilitem o bom entendimento e correta execução dos serviços.

 

    

    ANTEPROJETO.

   Etapa de compatibilização que considera possíveis interferências no projeto arquitetônico provocadas pelos diferentes projetos envolvidos, tais como: acessibilidade, estrutural, hidro-sanitário, elétrico, telecomunicação, luminotécnico, ar-condicionado, combate a incêndio, segurança predial, paisagismo, entre outros.
 
   Material apresentado: desenhos impressos em papel sulfite, em escalas adequadas.
 

   

   PROJETO DE EXECUÇÃO DE ARQUITETURA.

   Elaboração dos detalhes construtivos resolvidos nas etapas anteriores:
- Infra-estrutura (fundação) e Super-estrutura (pilares, vigas e lajes);
- Vedação dos planos verticais ("paredes");
- Revestimento e pintura de pisos e "paredes" (interna e externamente);
- Sugestão de rodapé e rodateto;
- Posicionamento das bases para móveis planejados;
- Sugestão de peças hidro-sanitárias e de luminárias;
- Solução para diferentes tipos de escadas;
- Solução para os diferentes tipos de coberturas (telhados);

- Memorial Descritivo.

 

   Material apresentado: desenhos impressos em papel sulfite, em escalas adequadas que possibilitem o bom entendimento dos clientes e a correta execução dos serviços.

 

    

                                                                                           Maquete de Residência Unifamiliar.